Lista: 10 games mais caros da historia




Hoje em dia, a produção de jogos são quase tão caras quanto as de grandes produções cinematográficas. Confira a seguir uma lista com os 10 jogos mais caros já feitos.


Os jogos estão chegando cada vez mais perto do orçamento de grandes filmes de Hollywood, aliás, muitas vezes chegam até a superar esse custo. No começo dos anos 90, o orçamento de um jogo costumava ser em torno de $100.00. Quando o Doom original foi lançado em 1993, a sua produção custou $200.000 e foi considerado o jogo mais caro da sua época. Hoje em dia, esse preço mal seria suficiente para bancar um mês de produção, já que o custo dos games da atualidade chega à casa dos milhões. Abaixo segue uma lista com os 10 jogos mais caros de todos os tempos.

 10 - Killzone 2 ($45 milhões)
Um dos jogos mais antecipados do PS3. O orçamento original era de “apenas” $20 milhões, mas com o aumento do tempo de produção do jogo, o orçamento foi subindo. Primeiro para $30 milhões e, depois de mais um ano inteiro de desenvolvimento, passou os $40 milhões. Killzone 2 demorou mais de 4 anos para ficar pronto.

9 - Final Fantasy XII ($48 milhões)
Final Fantasy é um jogo de grandezas: Qualidade gráfica, enredo, tamanho… E preço. Final Fantasy XII custou $48 milhões, excluindo gastos com publicidade e afins… Acredita-se que seu sucessor, FF XIII, tenha tido um orçamento 50% maior, porém, não foi feito nenhum anúncio oficial a respeito.

8 - LA Noire ($50 milhões) 
LA Noire foi recentemente creditado como o jogo em desenvolvimento mais caro da atualidade por Tom Cargo, presidente da Associação de Desenvolvedores de Jogos da Austrália. Apesar de essa afirmação poder ter sido um pouco exagerada para chamar um pouco de atenção para indústria de games da Austrália (Onde LA Noire está sendo produzido), não é nenhum segredo que a Rockstar investiu nada menos que $50milhões nesse projeto para criar um jogo realmente cinematográfico com grande parta da Los Angeles dos anos 40 recriada e totalmente explorável.
7 - APB ($50 milhões)
APB está em desenvolvimento há quase 5 anos e a sua produtor, Realtime Worlds, já alegou várias vezes que esse é o jogo mais caro em que já trabalharam. Além de terem levantado um orçamento de $50 milhões para o título, ainda estão determinados a gastar milhões por ano para manter o MMO.

6 - Halo 3 ($55 milhões)
A série Halo foi tão bem sucedida que a Bungie e a Microsoft tiveram praticamente um orçamento infinito para gastar em Halo 3 para poder fazer o jogo mais impressionante em todos os aspectos. O seu preço foi $55 milhões. Isso, é claro, deixando de lado os singelos $200 milhões que a Microsoft gastou promovendo o jogo.

5 - Metal Gear Solid 4 ($60 milhões)
O maior, mais bonito, complexo e caro Metal Gear. Horas e horas de ‘cut scenes’ e um dos melhores gráficos já vistos. MGS 4 demorou 4 anos inteiros para ficar pronto e custou um total de $60 milhões dividido entre a Sony e a Kojima Productions.

4 - Too Human (mais de $60 milhões)
As vezes, alguns jogos acabam custando muito mais do que o orçamento original. Esse foi o caso de Too Human. A produção do jogo teve diversos contra tempos, sendo o principal, a longa e cara luta entre a Epic Games e Unreal Engine 3, onde a produtora Silicon Knights acabou abandonando a engine original e decidiu desenvolver a própria. Isso tudo quando o jogo já estava quase completo. Acredita-se que essa “brincadeira” tenha adicionado mais $10 milhões ao custo geral do game.

3 - Shenmue ($70 milhões)
Shenmue segurou o título do jogo mais caro já feito por sete anos. Os $70 milhões gastos com o jogo do Dreamcast era algo simplesmente surreal para a época. O jogo apresentava uma vasta área explorável, um sistema de clima completo e tantos detalhes e recursos que nem os jogos de hoje em dia possuem. Infelizmente, o jogo foi extremamente subestimado e acabou se tornando um fracasso de vendas.

2 - Gran Turismo 5 ($80 milhões)
O jogo que provavelmente será o maior game de corrida da história dos vídeo games trará gráficos foto-realistas e mais de 1.000 carros de marca perfeitamente recriados já está em produção há mais de cinco anos. O orçamento geral do título até a metade de 2008 era de $60 milhões, mas chegará à impressionante marca de $80 milhões esse ano quando o jogo for lançado.

1 - GTA IV ($100 milhões)
Todos os números envolvendo esse jogo são incrivelmente altos: Mais de mil pessoas trabalharam no game por três anos e meio em diversas funções incluindo estudar o trânsito de Nova York com câmeras por mais de dois meses e contatar mais de 2.000 pessoas para conseguir os direitos para as centenas de músicas na trilha sonoro do jogo. O preço por masterizar cada música da trilha para incluir no jogo chega à casa dos $10.000, isso sem incluir as taxas de direitos autorais. Tem conteúdo o suficiente no título para manter o jogador imerso por pelo menos 80 horas. E não podemos nos esquecer do número enorme de detalhes presentes em todos os cantos da cidade virtual. E o seu orçamento não podia ser diferente: nada mais, nada menos que $100 MILHÕES. Tendo isso em mente, podemos dizer que GTA IV é o game mais caro já feito até hoje.

Um comentário:

Links de Sucesso disse...

Olá,

Muito bom o seu blog!

Seu link foi cadastrado no portal Links de Sucesso.

Para visualizar este cadastro e publicar novos links, visite nosso site.


Atenciosamente,

Equipe Links de Sucesso
www.linksdesucesso.com

Comente sobre o post:

deixe sua opnião: