Podemos herdar geneticamente a caligrafia de nossos pais?




Quando uma pessoa escreve com a mesma letra que sua mãe ou seu pai, seja bonita ou feia, sua escrita é uma mistura de seus dons naturais e aprendizado, dizem os especialistas. Muitos fatores determinam o estilo de escrever de cada pessoa. Caligrafia é moldada por experiências pessoais, o caráter de cada um e como cada pessoa foi ensinada a escrever, de acordo com Richard Fraser, especialista em análise de escrita, em entrevista ao site Lifes Little Mysteries.

"Experiências traumáticas na vida podem mudar a letra de uma pessoa", diz Fraser. A escrita reflete a personalidade e o estado mental de uma pessoa. "Alguém organizado irá tomar mais cuidado com sua letra, se é legível, bonita", completou.

A genética participa do modo em que as qualidades de cada indivíduo serão moldadas. A anatomia muda o jeito de uma pessoa escrever, com a estrutura dos ossos da mão mudando como se segura a caneta, o lápis. Coordenação entre olhos e mão, memória muscular e habilidade mental influenciam a escrita também. Quando essas características físicas e mentais mudam, a letra pode mudar junto.

Mas a genética se distancia dessa questão. Quem tem a letra extremamente parecida com a de seus pais, na verdade, apenas copiou, mesmo que subconscientemente. Não é algo passado via genes. "Semelhanças na escrita entre membros de uma família apenas existem quando um imita a letra de outro da família", segundo o livro Scientific Examination of Questioned Documents, de 2006. "A tendência a copiar ocorre principalmente na adolescência, quando o jovem está experimentando e desenvolvendo sua escrita", completa.

"É possível melhorar a letra tendo qualquer idade", diz Fraser. Mas a dificuldade aumenta com os passar dos anos. A memória muscular é o que causa isto, já que terá muito tempo com a mesma maneira de escrita guardada. Portanto, a escrita depende apenas de cada pessoa, não de seus genes.

Nenhum comentário:

Comente sobre o post:

deixe sua opnião: