Como surgiu o impedimento no futebol

O impedimento ou fora-de-jogo é previsto na lei número 11 das dezessete leis do futebol.       Enquanto a lei pode parecer simples, seus detalhes e aplicação podem ser complexos.

O fora-de-jogo (ou impedimento) é uma das maiores polêmicas do futebol.

A lei do impedimento foi regulamentada no ano de 1863, quando foram feitos os primeiros regulamentos oficiais da história do futebol. A regra dessa época dizia que um atacante, para não estar em posição de impedimento, teria que ter, pelo menos quatro jogadores a sua frente. O intuito da regra é evitar que um, ou mais atacantes permaneçam em frente ao gol do adversário, esperando pela bola, sem participar ativamente da partida. Em 1866, vem a primeira alteração: A quantidade de jogadores à frente do atacante passava de quatro para três. Em 1907, vem a segunda alteração na regra: A infração só poderia ser sinalizada se o jogador estiver na outra metade do campo. Até hoje, o jogador não está em impedimento se estiver na sua metade do campo.
Mas a alteração que mudou a história do futebol veio em 1925, quando a quantidade de jogadores a frente do atacante diminuiu de três para dois. Essa alteração tinha o intuito de incrementar o dinamismo da partida. As partidas acabaram ficando mais movimentadas e a quantidade de gols aumentou vertiginosamente. Como exemplo, a temporada 1924/1925 da Football League registrou 4700 gols em 1848 partidas. A temporada seguinte (a primeira após a alteração na regra), para a mesma quantidade de partidas, foram marcados 6373 gols (aumento de 35,6%).



3 comentários:

Júlio disse...

Interessante, outro dia mesmo estava pensando nisso. Mas tem que contar a mudança do passe, antes o impedimento era assinalado na hora que o atacante recebia o passe, hj em dia o impedimento conta na hora que o jogador faz o passe para o atacante

BiEL disse...

Aumentou vertiginosamente? Acho que vertiginosamente só serviria pra diminuição/redução.

Unknown disse...

vertiginosamente vem de vertiginoso, que se relaciona a altura, que se relaciona a subida, logo, aumentativo.

Comente sobre o post:

deixe sua opnião: